sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

DO CAPITAL

LÍDER ESTADUAL: A Cotrimaio deve fechar o ano com faturamento recorde e como líder em faturamento entre as cooperativas gaúchas. A cooperativa três-maiense fechou o ano passado com faturamento de R$ 410 milhões, a segunda no ranking do estado. A ousadia nos negócios, aliado a credibilidade da cooperativa que completa 40 anos em 2008, é a principal marca do crescimento.

MÁQUINAS (1): Com a recessão do mercado dos Estados Unidos, as indústrias de máquinas e implementos agrícolas voltaram o foco para os países da América do Sul, que de janeiro a novembro deste ano tiveram aumento de 34,9% nos negócios se comparado com 2006. A Argentina foi o país que mais se destacou neste mercado com aumento de 49,6%. A alta nas vendas na América do Sul estão ajudando ao setor metal-mecânico se recuperar da crise que se abateu sobre o setor nos dois últimos anos. O reflexo já é sentido na região com a retomada dos empregos no setor, puxado pelo aumento da produção nas plataformas da AGCO e da John Deere, as duas maiores empresas da região e, principais clientes das pequenas metalúrgicas.

MÁQUINAS (2): A China deve se tornar este ano o terceiro maior país na alista das exportações de máquinas para o Brasil, com alta de 116% com relação ao ano passado. Este aumento preocupa a Associação Brasileira de Indústrias de Maquinas Agrícolas e Equipamentos (Abimaq). Além da concorrência desleal, a entidade está preocupada com a falta de inovação da tecnologia dos produtos chineses. Os produtos vindos do país sede das Olimpíadas 2008 ajudaram a elevar déficit da balança comercial que deve fechar o ano com alta de mais de 100%, cerca de US$ 4,5 bilhões.

BOM MOMENTO: Com a economia brasileira bombando, aumentam as vagas de emprego e a taxa de desemprego medida pelo IBGE despencou e fechou o mês de novembro em 8,2%. É a menor taxa desde 2002 nas seis capitais avaliadas pelo instituto. Em 2006 a média anual do desemprego foi de 10%. A acumulada de janeiro a novembro de 2007 está em 9,5%.

GOL CONTRA: Em meio as comemorações pela conquista do tricampeonato estadual da Série Ouro, pelo John Deere Futsal, uma noticia pegou de surpresa e deixou o torcedor de Horizontina apreensivo. A cidade pode ficar sem time em 2008 se a John Deere não renovar o contrato de parceria com o Esporte Clube Caipirinha, razão social que detêm a vaga no estadual e na Liga Nacional.

CORRENDO ATRÁS: A direção do Caipirinha, de Horizontina, corre para conseguir outro parceiro para viabilizar o projeto na próxima temporada. Para todos os efeitos os 15 jogadores que já estavam com os contratos assinados para 2008 foram liberados para procurar outros clubes. O técnico Paulinho Sananduva foi o primeiro a deixar a equipe e se transferir para o Joinvile, de Santa Catarina.

Nenhum comentário: