Para fechar o ano trago aqui alguns fatos da economia e da política que marcaram a região em 2007. Aliás, política e economia andam juntas, em todos os segmentos.
RECUPERAÇÃO: Ano marca a recuperação da indústria metal-mecânica da região. Puxado pelas multinacionais AGCO, de Santa Rosa, e, pela John Deere, de Horizontina, o setor movimentou o mercado de trabalho com contratações de trabalhadores para ampliar a produção e atender a demanda. A retomada dos negócios teve diversos fatores como causa, dentre eles a super-safra e a alta dos preços das commodity influenciado para corrida dos biocombustíveis.
SUPERAÇÃO (1): O setor calçadista da região conheceu a maior crise da história e, de certa forma, conseguiu superar com maestria. O encerramento das atividades da Calçados Reichert deixou centenas de desempregados em Três de Maio, Boa Vista do Buricá, Crissiumal e Humaitá. Com exceção de Três de Maio, em todos os outros municípios novas empresas, todas gaúchas, se instalaram e mantiveram os empregos. Em Três de Maio, um ateliê de costura que terceiriza serviços para a H. Kuntzler instalada em Boa Vista do Buricá, absorveu parte da mão-de-obra disponível.
SUPERAÇÃO (2): A vinda de novas fabricas foi resultado de um esforço dos prefeitos que ofereceram incentivos para as novas industrias se instalarem. Em negócios a viabilidade pesa mais do que os discursos e concessões. Logo, o que realmente pesou para a vinda de outras empresas foi fatores como a qualificação da mão-de-obra, um grande diferencial na produção de calçados, especialmente do tipo exportação.
BOLA CHEIA: A bola cheia no que se refere a gestão ficou por conta da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem). A instituição ganhou o Troféu Bronze do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). A premiação é considerada a mais importante distinção do estado em qualidade de gestão. Das 96 empresa premiadas, apenas três atuam com educação, sendo a Setrem o maior destaque.
BOLA MURCHA: A bola murcha em gestão ficou com o setor publico. A prefeitura de Horizontina gastou cerca de R$ 13 mil na reforma de um fusca 82, da secretaria de agricultura do município. No mercado o veiculo em ótimo estado de conservação pode ser comprado por R$ 3 mil. Essa bola murcha deve ter deixado “alguém” de bolso cheio. Pelo menos vou morrer acreditando nisso.
DUAS CARAS: De olho nas eleições 2008 o empresário três-maiense e vice-prefeito Alceu Stein deixou o PTB e ingressou no PMDB. Ele deve ser o candidato peemedebista a prefeitura três-maiense no próximo pleito. O líder empresarial vai testar a sua reputação diante do eleitor depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a troca de partidos por quem ocupa cargo eletivo é, além de imoral, ilegal.
MOSTRANDO A CARA: Em Horizontina o empresário Marco Aurélio Schneider, o Buda como é conhecido, surgiu no meio político e deve ser o candidato do PPS a prefeitura do município. Empresário de sucesso em seus negócios particulares, Buda cedeu aos apelos de setores da sociedade organizada que sonham em vê-lo comandando do governo municipal.
Esses são alguns dos fatos da política e da economia na região que marcaram 2007. Esses fatos vão balizar os rumos de 2008. Que seja um ano feliz.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário