quinta-feira, 24 de maio de 2007

As sete características de um líder

Hoje, mais do que nunca, as organizações necessitam de lideres. Aliás, antigamente não eram lideras, mas sim chefes. Os lideres precisam ser eficazes, capazes de alcançar os melhores resultados através das outras pessoas. Este, antes chamados de empregados ou funcionários, hoje são colaboradores.

Qual é o modelo de liderança mais adequado? Qual é o melhor estilo de líder? São perguntas que podem encontrar muitas respostas. Ou, até mesmo, uma resposta genérica, do tipo: o melhor estilo de lideranças é aquele que alcança os melhores resultados.

Rudolph Giuliani, prefeito de New York, na época dos atentados de 11 de setembro de 2001, cita sete características que não podem faltar em um líder. São elas:

1º) Um líder deve saber exatamente a onde chegar.
Se ele não souber onde ele quer chegar não adianta nada. Não saberá por onde seguir, muito menos convencerá alguém a andar com ele.

2º) Um líder deve ser otimista, ele deve acreditar.
Ele deve ser positivo, ninguém vai seguir um pessoa para baixo, um pessoa negativa. Deve acreditar sempre na vitória. Deve acreditar que final feliz, não existe apenas no cinema, mas também na vida real.

3º) Um líder deve ser corajoso.
Deve ter coragem de enfrentar o medo. Deve passar essa coragem para as outras pessoas. Deve enfrentar e ter gosto pelo desafio. Medo nós sempre teremos. A diferença está em enfrentar ou não o medo.

4º) Um líder deve ser alguém preparado, deve entender daquilo que ele faz.
Manter-se atualizado e estar em constante formação é indispensável para quem quer ser líder de verdade. Ninguém lidera apenas com carisma ou discurso.

5º) Um líder deve saber trabalhar em equipe, em times.
Assim como no esporte coletivo, as empresas precisam do todo para alcançar suas metas. O papel do líder é estimular a formação, a manutenção e o melhor desempenho dos seus colaboradores em equipe.

6º) Um líder deve ser um bom comunicador, comunicar sua visão, comunicar seus valores.
Precisa entender e ser entendido. Deve ser claro e objetivo no que pretende comunicar e verificar se realmente foi entendido. Não são os seus colaboradores que tem a obrigação de te entender, mas você que tem a responsabilidade de se fazer entender.

7º) Um líder deve amar as pessoas.
É preciso amar as pessoas para poder entendê-las. Quem não ama as pessoas não será um líder. No máximo um chefe. E, muito ruim de ser aturado.

Boa liderança.

Nenhum comentário: