quarta-feira, 4 de julho de 2007

Cooperativas voltam a industrializar leite

Eng. Agr. Jair da Silva Mello
Gerente de Suprimento de Matéria-Prima
CCGL

O ano de 2007, marca o retorno do cooperativismo na industrialização da produção leiteira, através da CCGL e de suas Cooperativas.

A nova fábrica da CCGL, que está iniciando sua construção em Cruz Alta, junto a Fundacep, irá representar aos associados das Cooperativas, a oportunidade de desenvolver a pecuária de leite, através da pesquisa que gera e valida tecnologias e da assistência técnica focada na gestão de um sistema de produção que busca renda aos produtores. A nova indústria é uma alternativa democrática de participação dos produtores na industrialização e comercialização do leite. Está localizada em Cruz Alta, por ser o centro das bacias leiteiras das cooperativas, além de facilitar o escoamento da produção tanto rodoviário quanto ferroviário.

A primeira fase da indústria é para a produção de leite em pó, com capacidade para receber 1 milhão de litros por dia. Será construída para atender os padrões do mercado internacional, visando atingir os mercados externo e interno, conforme a necessidade. Para a segunda fase da indústria, está planejada a produção de queijo e outros derivados de leite, que agregam valor no mercado. Dessa forma, pequenos, médios e grandes produtores terão a oportunidade de colocar sua produção com segurança, qualidade e participação, através de suas Cooperativas associadas.

O que o produtor irá ganhar com o novo projeto da CCGL:
- Agregação de valor a produção de leite;
- Assistência técnica visando o crescimento sustentável e gerenciamento da propriedade, através de suas Cooperativas;
- Pesquisa e inovação tecnológica, focada no resultado financeiro ao associado;
- Maior acesso as linhas de crédito para custeio e investimento;
- Excelente atividade de diversificação;
- Participação nos resultados da indústria, proporcional a sua entrega de leite;
- Melhoria na renda e qualidade de vida da família;
- O produtor é dono da produção e participa ativamente na pesquisa, na Cooperativa e na indústria.

Através do Conselho Técnico, formado por profissionais do Depto. Técnico das Cooperativas, a CCGL está definindo suas ações de fomento, assistência técnica, forma de coleta e propostas de sistemas de produção de leite.

A partir do andamento das obras, a CCGL e as Cooperativas darão inicio ao processo de organização das linhas de coleta e da forma como os associados poderão ter a oportunidade de comercializar seu leite.

Aos associados das Cooperativas, representará uma nova forma de relacionamento de negócios e participação, onde cada uma poderá restabelecer seu plano de desenvolvimento da pecuária de leite na região.

Com certeza, a participação do associado neste projeto, através de uma parceria sólida, aberta e participativa, dará um novo impulso econômico além de ter no leite, uma das melhores atividades de diversificação, que reduz riscos e aumenta o capital. O leite trabalhado com tecnologia adequada e gerenciamento, permite uma renda por hectare, superior a produção de grãos, como soja, milho e trigo, melhorando a renda e a qualidade de vida da família.

Cabe destacar que a região possui clima e solo propício para a produção leiteira, além do que pequenas e médias propriedades não podem mais ficar com sua renda e sobrevivência, dependendo apenas da produção de grãos, pois todos lembram das estiagens que ocorreram na região e o quanto isso está comprometendo a renda dos produtores.

No leite, considerando uma produtividade média de 15.000 litros por hectare por ano, é plenamente possível obtermos uma renda líquida por hectare, igual a produção bruta de 30 a 40 sacas de soja por hectare e com um diferencial: aumentando o capital que é o rebanho do produtor.

Nenhum comentário: