O primeiro levantamento da Emater sobre a intenção de plantio de milho no Estado para a safra 2007/08 aponta que o estado deverá ter nesta safra mais de 1,4 milhão de hectares plantados com milho. Isto representa um aumento de 3,95% em relação à safra passada, quando foram cultivados mais de 1,3 milhão de hectares, segundo o IBGE.
Para o presidente da Emater, Mário Augusto Ribas do Nascimento, aumentar ou reduzir a área é decisão de quem produz. Ele ressalta, porém, que o volume total de milho que deverá ser colhido é produto da área cultivada e o rendimento, influenciado pelo comportamento do clima. "Isso explica a possibilidade de o estado crescer em área a ser cultivada e projetarmos produção inferior à safra passada", deduz Nascimento, ao destacar que a Emater tem como critério projetar rendimentos com base nas médias das últimas safras, adicionando ganhos obtidos anualmente pelo aporte de tecnologias pelos agricultores.
O Levantamento de intenção de plantio de milho foi realizado em 346 escritórios municipais da Emater, que perfazem 82% do provável universo a ser cultivado. Levando-se em conta o histórico da cultura nos últimos anos e a atual conjuntura (inclusive climática), a Emater considera uma produtividade inicial de 3.757 kg/ha como média em âmbito estadual, projetando uma produção total de 5,333 milhões de toneladas, o que significa uma redução de 11% em relação ao ano passado (5,991 milhões de toneladas). A Emater deverá reavaliar novamente a área em dezembro, quando o plantio poderá estar encerrado na maioria das regiões.
sábado, 13 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário