sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O lixo da feira

O sistema de coleta e separação de lixo montado para Feintech 2007 evitou que mais de 1.679 kg de lixo entre material orgânico e não orgânico fosse jogado na natureza e se transformasse em poluição. Segundo a Resídua, empresa que adquiriu o material, foram arrecadados nos sois dias do evento 1.086,84 kg de material reciclável, sendo 375,31 kg de papel; 406,70 kg de garrafas PET; e 304,83 kg de latas de alumínio. De material orgânico foram 653,30 kg.

A coleta foi realizada todos os dias da feira e ao final de cada dia o material era recolhido, pesado e acondicionado de forma adequada, de acordo com o tipo do lixo. Foi disponibilizou para a cooperativa dos catadores da Vila Bela União, uma balança digital para pesagem, lixeiras educativas, material informativo para distribuição aos visitantes, e conteiners para o transporte do material. A receita da coleta realizada pela cooperativa foi de mais de R$ 1.070,00, referente a vendo do material reciclável.

O resíduo orgânico foi encaminhado para disposição adequada em aterro licenciado pela Fepam, sendo compostado e transformado em adubo.O maior desafio foi conscientizar o público a colocar o lixo nas lixeiras próprias para cada tipo de material. Os recipientes para lixo reciclável e orgânico foram instaladas em pontos estratégicos do porque, sendo que foram distribuídas duas a duas, ou seja, em cada ponto foi colocado uma para lixo orgânico e outra para lixo não orgânico. A Resídua ira realizar um projeto modelo de coleta seletiva em um bairro do cidade de Horizontina, e pretende futuramente ampliar a coleta para todos os outros bairros.

Nenhum comentário: