terça-feira, 26 de junho de 2007

Resíduos de agrotóxicos é tema de workshop

A expansão da agricultura brasileira, com a utilização crescente de agrotóxicos na produção, coloca o país como o segundo maior consumidor mundial de agroquímicos. O eventual uso indiscriminado e a conseqüente contaminação de trabalhadores rurais, ecossistemas e alimentos determinam a necessidade constante da avaliação dos resíduos de agrotóxicos presentes na cadeia que vai da produção ao consumo de produtos primários.

É com base nestas preocupações centrais que será realizado em Porto Alegre o 4º Worshop de Analistas de Resíduos de Agrotóxicos do Rio Grande do Sul.

O evento será aberto quarta-feira (27), às 9h da manhã, e vai até sexta (29) no Anfiteatro da Faculdade de Farmácia da Ufrgs, reunindo profissionais de universidades, fundações de pesquisa, agências reguladoras, órgãos do meio ambiente, indústrias e laboratórios privados.

Durante o evento será lançado o Programa Interlaboratorial de Análises de Agrotóxicos em Água para Consumo Humano. Em nível nacional e sem similar na área, a iniciativa tem coordenação da Rede Metrológica do RS, Fepps e Câmara de Agrotóxicos do RS/CRQ 5ª Região, envolvendo vários laboratórios com o objetivo de medir a qualidade dos resultados emitidos a partir de amostras de água analisadas.

O workshop segue a meta dos eventos anteriores, debatendo as necessidades e o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na área. O objetivo é a contínua capacitação dos segmentos envolvidos e a integração da comunidade técnica-científica. A programação também inclui temas como Programa de reavaliação de agrotóxicos, Análise de resíduos, Avaliação de riscos em exposição alimentar, Jornalismo científico, e Substâncias tóxicas persistentes na América do Sul.

Nenhum comentário: