A experiência e a atuação da Cooperativa Agropecuária Alto Uruguai (Cotrimaio), em Três de Maio, no noroeste gaúcho, na agricultura familiar vão servir de referência para cooperativas e entidades ligadas ao setor em paises da América Latina, revelou Silceu Roque Dalberto, gerente de marketing da cooperativa. As experiências bem sucedidas da cooperativa três-maiense foram apresentadas por Dalberto para lideranças de cinco paises latino-americanos reunidos em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
Dalberto revelou que duas comitivas de técnicos e produtores vindas da Bolívia e da Venezuela devem visitar as instalações da cooperativa para conhecer os programas de produção orgânica desenvolvidos desde 1989 e os programas de plantio convencional. Além disso, a organização do quadro social, os programas sociais como a capacitação de mulheres e a inclusão digital dos agricultores também devem servir de referência. O modelo de secagem dos armazéns utilizado pela Cotrimaio, considerado um dos mais avançados do continente, também será conhecido. “Sempre tivemos o compromisso de inovar. Esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo”, avalia Dalberto.
O interesse dos estrangeiros em conhecer as instalações da Cotrimaio é para buscar formas de melhorar a atuação das cooperativas na agricultura familiar dos dois países. As delegações pretendem conhecer melhor alguns dos processos utilizados e os principais programas desenvolvidos pela cooperativa. “Estamos bem à frente dos demais paises latinos em muitos aspectos. Isso se deve ao nosso compromisso de buscar sempre o melhor para o nosso associado”, comemora o gerente de marketing da Cotrimaio, única cooperativa brasileira a participar do terceiro Encontro Internacional de Pequenos Produtores da Agricultura Familiar do Mercosul.
A participação da cooperativa três-maiense foi viabilizada através de convite da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), que representa o Brasil nas discussões de medidas para o setor na América Latina. Conforme Dalberto, a Cotrimaio foi escolhida por ser uma cooperativa que tem sua história e atuação voltada à agricultura familiar. Cerca de 96% dos associados da Cotrimaio são proprietários de áreas menores a 50 hectares de terra.
segunda-feira, 30 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário